Capítulos 9 e 10
Práticas Simples e Integração
Comentário da Ana:
Estar com consciência plena em cada momento é estar consciente das próprias sensações  corporais, dos sentimentos e dos pensamentos.  Isso é ser presente e estar presente.
Estar focado no presente,  é estar atento ao que acontece no agora.
No agora não existe nem passado nem futuro; nem hoje nem amanhã. Só existe o momento que vivenciamos . O mesmo acontece no estado de vigília, durante o sono ou mesmo durante a morte (somente o que vivenciamos).
Não podemos reter nada do que vivemos(as experiências) a não ser em nossa mente.
As coisas  (os símbolos), que por ventura guardamos ou adquirimos  nos remetem às experiências vividas, agora  arquivadas em nossas memórias.
Quando vivemos constantemente o presente , integramos os tempos: passado, presente e futuro , assim como os estados: de vigília,  sono e morte.
Sabemos que não podemos agarrar nem um momento. Isso é desapego
É sábio entender que assim como no sonho é a vida real: vivemos cada instante com todos os nossos sentidos e emoções.  Usamos, temos medo ou até taquicardia. Nossas funções são ativadas enquanto de olhos fechados ou abertos , em pé ou deitados...
Ou seja: o tempo está integrado e nós precisamos viver essa integração despertando a qualidade da presença (meditação, yoga dos sonhos... seriam algumas das práticas  para esse despertar)
Ana Motta
17/03/2019

Comentarios

Entradas más populares de este blog